Secretaria de Trabalho e Ação Social de Monte Carmelo comanda reunião de Assistentes Sociais na Amvap 28/08/2013

1004924_492060937551790_1222787974_nA secretária de Trabalho e Ação Social de Monte Carmelo, Glaudiana Rosa Mendes, presidente do Conselho Intermunicipal de Assistência Social da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (CIAS/Amvap) na última semana. O principal tema do encontro, que durou dois dias foi o novo reordenamento da política de assistência social promovido pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que tem como objetivo promover maior efetividade de suas ações, aumentando sua cobertura. Neste sentido, tem sua política organizada, conforme a natureza da proteção social e por níveis de complexidade do atendimento.

De olho nas regras e normas que regem os serviços oferecidos por esse sistema (os programas, projetos e benefícios da assistência social que atualmente são reorganizados por níveis de proteção, tendo por base o território, respeitando a diversidade regional e local).

O consultor em Gestão Pública da Amvap, Alexandro Paiva, explicou que  o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de Assistência Social foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a partir do previsto na Lei Federal nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, a Lei Orgânica de Assistência Social e oferece ganhos à gestão municipal, mas ainda é motivo de muitas dúvidas. “Quando bem administrado, o SUAS resulta na maior flexibilidade na execução dos recursos, na organização do trabalho e na formação dos grupos dos servidores atuantes. Trata-se de uma ação integrada à realidade, considerando as redes sócio assistenciais e intersetoriais e precisa ser bem esclarecido para não ser motivo de problema ou dor de cabeça aos profissionais e gestão pública atuante”, disse o consultor.

Participaram da reunião, profissionais da área de Assistência Social e secretárias dos municípios ligados ao CIAS/ Amvap.

Mercado Agrícola
  29 jul 2014